Muitas perdas de visão podem ser evitadas se a consulta à um Oftalmologista e a realização constante de exames diagnósticos oftalmológicos estiverem nos hábitos das pessoas.
Os Oftalmologistas são unânimes em afirmar que tais consultas médicas devem ocorrer em todas as etapas da vida. Desde o planejamento da gravidez, a preocupação com a saúde ocular deve ser observada.
Na fase adulta, a consulta deve ocorrer ao menos uma vez por ano, aumentando essa periodicidade para 6 meses para as idades acima de 40 anos ou para hipertensos, diabéticos ou aqueles que já diagnosticaram patologias da visão e dos olhos.
Como pingar o colírio
Lave bem as mãos;
Incline a cabeça levemente para trás e olhe para cima;
Puxe a pálpebra inferior utilizando o dedo indicador;
Instile uma gota do colírio dentro da bolsa formada pela pálpebra;
Evite tocar a ponta do bico conta-gotas ou tubo da pomada nos tecidos oculares (nos olhos);
Para sua segurança, o mesmo colírio não deve ser usado por mais de um paciente;
Se estiver usando lentes de contato, retire-as lentes ao colocar o colírio e as recoloque após 5 minutos;
Ao utilizar 2 ou mais colírios diferentes, dê um intervalo de 5 minutos entre eles, para que cada um possa fazer seu efeito;
Não use remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser muito perigoso para sua saúde.
Mesmo que possam significar uma aparente economia, adquirir óculos ou lentes de contato sem a prescrição e o acompanhamento de um Oftalmologista podem acabar custando caro.
A avaliação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Refratometria (SOBLEC), alertando que a cada 4 brasileiros que necessitam de óculos ou lentes de contato, dois fazem o uso de maneira inadequada.